TempoDoFim.com.br

  • Arrebatamento

  • ARREBATAMENTO


    O que é?

    Em que momento?

    Primeira vinda.

    Segunda vinda.


    Título: Arrebatamento, o que é?


    Palavras chaves: arrebatamento; fim dos tempos; tribulação; Bíblia; últimas coisas;


    RESUMO


    Nosso objetivo é explicar o que é o arrebatamento.


    01 INTRODUÇÃO


    01.1 Embora amplamente fundamentado na Bíblia Sagrada, a palavra arrebatamento, simplesmente não aparece no contexto bíblico. O mais próximo que conseguimos encontrar é: “seremos arrebatados” (1Ts 4:17) São muitas as evidência de que este fato irá acontecer, porém, os profetas que falaram do evento usaram outros termos para designar arrebatamento, visto que, a palavra não é muito antiga, devendo ter em torno de 200 anos que ela começou a aparecer.


    01.2 Além de textos onde o arrebatamento é descrito literalmente, (1 Co 15:50-58; 1 Ts 4:13-18), existem várias passagens na Bíblia que apresentam o arrebatamento de forma figurada, precisando de um pouco de imaginação e discernimento para entendermos que se trata do mesmo evento. Inclusive, há casos em que o fato narrado faz apenas alusão ao arrebatamento.


    02 ARGUMENTAÇÃO


    02.1 O Apóstolo Paulo foi muito feliz ao afirmar que “as coisas espirituais se discernem espiritualmente”, querendo dizer com isto que, não adianta fazer um texto maravilhoso, riquíssimo em explicações, exemplos, referências bíblicas ou bibliográficas, se o leitor não tiver discernimento espiritual. E o que é isto? Discernir, é separar uma coisa de outra, mas no caso de espiritualidade, é de uma subjetividade tão singular, que é quase inexplicável. Mas eu diria que é ter uma ajudinha do Espírito Santo para entender e aceitar que o fato é verídico.


    02.2 “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. 1Co 2:14


    02.3 A Bíblia fala de um homem de nome Enoque:


    02.4 “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”. Gn 5:24


    02.5 Logo no quinto capítulo da Bíblia, Deus diz: “Vejam, eu posso transformar um corpo carnal em um corpo espiritual, ou melhor, um corpo de carne e osso em um corpo espiritual, indestrutível, incorruptível, intocável, perfeito e eterno”.


    02.6 Quando Deus modelou um homem a partir do barro (Gn 2:7), Ele estava dizendo: “Vejam, eu transformo barro em carne e osso e depois, quando eu sopro em suas narinas, ele passa a ser um ser humano, ganha uma alma, identidade, personalidade”.


    02.7 No mesmo capítulo dois, Deus faz outro loucura, arranca uma costela do homem e faz dela uma mulher, e belíssima, quase perfeita, (se tivesse feito do barro...) “imortal” (até pecar). Para entender a lógica da Bíblia, o homem precisa se despojar do seu modo de pensar e da sua lógica formal.


    02.8 Mais na frente um pouquinho, capítulo seis de gênesis, Deus está chateado com a humanidade:


    02.9 “Então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração”. (Gn 6:6)


    02.10 A decisão de Deus:


    02.11 “Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito”; (Gn 6:7)


    02.12 O que que isto tem a ver com arrebatamento? Tudo. Porque logo em seguida, vemos Deus conversando com um amigo Dele, de nome Noé: “Noé andava com Deus”. (Gn 6:9) Não são os amigos que gostam de andar um com o outro? Compartilhando?


    02.13 E Deus diz para Noé: “Noé, vou acabar com o mundo” (Gn 6:13); “faz uma barca e enche ela com bichos, eu vou manda-los para ti, e depois eu fecho a porta por fora, (Gn 7:15) caso tu se arrependa e queira fugir”


    02.14 Noé obedeceu, porque era louco que nem eu, debaixo de muita humilhação, e muita chacota, muita vergonha, os amigos dele: “Ê maluco, o mundo não vai acabar não, seu louco, para de assustar os outros, desce vamos tomar uma, vem molhar a garganta”. Você acha que isto é piada? Pois eu vi um excelente filme “O Dilúvio”, onde acontece exatamente igual. Jogam pedras nele e na família dele, é humilhação grande.


    02.15 Sim, e o que isto tem a ver com arrebatamento? Tudo. O dilúvio representa o fim do mundo, nossos dias, a arca é a Igreja, os bichos, bem, os bichos, os bichos, somos nós os crentes, os salvos, Noé prefigura o Senhor Jesus, as águas é povo do mundo inteiro.


    02.16 O dilúvio foi um castigo de Deus para o mundo corrompido, mas Deus teve compaixão (Gn 6:8) de Noé e sua família, ele, Noé, era pregador da justiça de Deus, (2Pe 2:5) convidou os homens a ajudarem a construir a arca, e aposto como até ajudaram, mas não acreditaram nele, e não entraram na arca e morreram no dilúvio. Hoje, a arca é a Igreja. Os crentes são os construtores da arca de Deus dos últimos dias.


    02.17 Outro exemplo é a destruição de Sodoma e Gomorra. Quando o Senhor Jesus, foi visitar Abraão, no maior calor do dia, debaixo dos carvalhais de Manre, ao final da conversa, disse: “Ocultarei a Abraão o que estou para fazer”? (Gn 18:17) Deus disse para Abraão o motivo, pecado, e que seria naquela noite, isto deixou Abraão desesperado diante de Deus, e intercedeu pelo povo e o resultado foi o livramento de Ló, sua mulher e duas filhas, porém a mulher de Ló gostava muito de Sodoma, não queria ir embora porque não acreditava nos anjos que arrocharam (Gn 19:15) Ló para sair com a família, e olhou para trás e virou uma estátua de sal, e quando choveu voltou para o lugar que tanta amava. A Estátua derreteu e a água levou o sal de volta para o vale do sal, Sodoma. Podemos perceber: arrebatamento, tribulação e destruição neste exemplo.


    02.18 Depois, lá na frente, quase no meio da Bíblia, Deus está fazendo outra coisa miraculosa, mandou um carro de fogo com cavalos de fogo levar um homem para o céu, seu nome era Elias. (2Rs 2:11) Deus levou estes dois homens para o céu sem passar pela morte porque eram os dois homens mais santos da história da humanidade??? Não!!! Jesus afirmou categoricamente que jamais existiu um homem mais santo do que João Batista (Mt 11:11 e Lc 7:28) Então João também foi para o céu? Foi. De um jeito um pouco diferente mas foi. Depois de ter a cabeça retirada do corpo e ofertada em uma bandeja a uma prostituta. (Mc 6:18-28) Somente porque teve a coragem de dizer a um homem: “Não te é lícito possuir a mulher do teu irmão”. E mais algumas coisinhas.


    02.19 Por fim, Deus provou definitivamente que pode arrebatar a Igreja quando ressuscitou o seu Filho Jesus Cristo dos mortos (Jo 21:14) (1Co 15:6) e ainda fez sair dos túmulos vários mortos em Cristo. (Mt 27:52, 53) Prefigurando assim a ressurreição dos motos e o arrebatamento.


    02.20 Existem outros exemplo, vários, citamos apenas alguns como sombra do arrebatamento, para que se considere que Deus de fato pode fazer o que prometeu.


    03 CONCLUSÃO


    03.1 Mas quem falou de forma clara e inquestionável a respeito do arrebatamento foi o Apóstolo Paulo.


    “(50) Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção.


    (51) Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados,


    (52) num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.


    (53) Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.


    (54) Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.” (1Co 15:50-58)


    03.2 Depois fala novamente:


    13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.


    14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.


    15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem.


    16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.


    17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. (1Ts 4:13-17)


    03.3 Paulo mudou as palavras nos dois textos, porém não mudou o assunto, permaneceu o mesmo, haverá arrebatamento, primeiro os mortos serão ressuscitados em corpos celestiais e depois os vivos serão transformados em corpos celestiais e arrebatados seremos todos para o céu a encontrar com Jesus nos ares. Quem irá nos levar até Jesus serão os anjos, e até neste momento os demônios vão trabalhar arduamente para impedir. Já pode começar a orar.


    Autor: Pastor Otacílio Mota